quinta-feira, 19 de junho de 2014

Molho de tomate caseiro



Desfrute de tomates durante todo o ano processando-os em molho. Quer você plante, adquira ou compre tomates, fazer molho caseiro permite que você faça boas refeições incluindo massas, pizzas e ensopados. O molho caseiro possui um gosto mais fresco que o industrializado e não necessita de conservantes. Você pode personalizar os ingredientes para se adequarem ao seu próprio gosto e ajustar o tamanho das suas fornadas para fazer uma refeição ou estocar na sua dispensa para todo o ano. Processe 20 tomates para produzir sete litros de molho.

01 - Corte um "X" pequeno na base de cada tomate com uma faca para legumes. Isso os torna mais fáceis de descascar.

02 - Aqueça uma panela grande de água até que ferva.




03 - Coloque os tomates na água fervente, pondo um pouco de cada vez. Mantenha-os submergidos por 30 segundos e então mergulhe-os em uma tigela grande de água com gelo. Deixe os tomates em um prato grande enquanto você escalda os que restaram.



04 - Tire as peles dos tomates puxando as partes soltas que os "X" criaram. Corte os tomates na metade com uma faca para legumes e remova as sementes. Descarte qualquer suco que escorra enquanto você retira as sementes.



05 - Coloque os grupos de tomates em uma peneira e chocalhe gentilmente para remover o excesso de sucos e água. Passe os tomates da peneira para uma panela grande até que todos estejam na panela.

06 - Adicione tempero à panela de acordo com o seu gosto. Você pode utilizar cebolas e alho picados refogados em azeite de oliva, orégão, pimenta do reino, açúcar, sal e pimentão vermelho amassado. Adicione suco de limão engarrafado caso você vá armazenar seu molho.

07 - Aqueça os ingredientes, mexendo frequentemente com uma colher de pau até que o molho atinja o ponto de fervura.



08 - Sirva imediatamente ou conserve-o colocando em frascos de meio litro e processando em água fervente ou com pressão para conservas. Você pode também armazenar o molho frio em envoltórios plásticos para o uso futuro.


Sem comentários:

Enviar um comentário